Aumento no diesel e na gasolina aproxima Petrobras de preços internacionais
A Petrobras anunciou nesta terça-feira (15/08/2023) um aumento nos preços da gasolina e do diesel para as distribuidoras, válido a partir desta quarta-feira (16/08/2023). O aumento é de 16,3% no preço da gasolina e 25,8% no preço do diesel. Os preços da gasolina não eram reajustados desde 1º de julho.
A Petrobras, a maior petrolífera do Brasil, fundada em 1953, destaca que o "o valor efetivamente cobrado ao consumidor final no posto é afetado também por outros fatores como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e da revenda".
Entre os motivos para o novo reajuste estão: o forte aumento no preço do petróleo e a disparada do dólar vista nas últimas semanas; a combinação de fatores levou a empresa a atingir seu limite de “otimização operacional, incluindo a realização de importações complementares”; os ajustes no preço da gasolina e do diesel também chegam para reequilibrar os preços em relação aos praticados pelo mercado e melhorar as margens da empresa.
Contabilidade para MEi ? Conte com a PRO Contábil .
A Petrobras atrai olhar do governo, sempre que pode cria uma oportunidade de utilizá-la como instrumento político para aumentar sua popularidade.
Petróleo significa poder, e o governo está sempre atento à manutenção do poder. Por isso tantos desmandos na Petrobrás.
O governo deve deixar de interferir na Petrobras
Agora, que a Petrobrás decidiu retomar as obras da refinaria Abreu e Lima, depois de 10 anos paralisadas por conta da corrupção generalizada durante o governo de Dilma Rousseff, esperamos que um dia o Brasil sofra menos com as variações de preços no mercado internacional de petróleo.
Não é tão surpreendente assim, o mercado exterior está oscilando muito, é natural ocorrerem reajustes, apesar de doer tanto no bolso.