A importância do orçamento financeiro para alcançar a independência financeira
Chegou a hora de tratarmos o orçamento financeiro, provavelmente a etapa mais difícil rumo à independência financeira.
O orçamento financeiro é necessário para todos nós e, para quem quer alcançar a independência financeira, podemos classificá-lo como obrigatório. Isso mesmo, deve-se elaborar o orçamento financeiro, considerando-se os rendimentos e os gastos.
Inicie o orçamento listando suas despesas mensais, comece pelas mais importantes, tais como aluguel, água, energia, alimentação, transporte, saúde, educação, lazer, etc. É necessário relacionar as despesas e atribuir o valor gasto com cada uma delas, para ao final somá-las. De posse do valor gasto mensal, é necessário relacionar os rendimentos, sejam eles, salário, comissões, trabalhos extras, freelance, etc. E da mesma maneira que foi feito com os gastos, deve-se somar os rendimentos.
A HORA DA VERDADE
Chega então a hora da verdade. Seus rendimentos são superiores a seus gastos? tomara que sim, e se assim for, parabéns você já está apto a iniciar seu processo de independência financeira. Mas e se a resposta for não? É o momento de refletir sobre os gastos analisando-os cautelosamente, procurando eliminar aquilo que possa ser considerado supérfluo ou desnecessário, ou reduzindo algum consumo.
Por outro lado também é válida a indagação a respeito dos rendimentos. É possível aumentá-los, seja fazendo horas extras no trabalho, seja produzindo algum serviço informal que contribua na soma? Essa reflexão poderá colaborar sensivelmente para o equilíbrio do orçamento financeiro.
* Quer mais informações sobre independência financeira, clique aqui.
Contabilidade para MEi ? Conte com a PRO Contábil.
Gostei dessa ideia, vou tentar criar meu orçamento pessoal.
Orçamento é importante mesmo, tem que ser disciplinada para cumprir o orçamento todos os meses, mas é bom.
Essa é a principal maneira de se alcançar qualquer objetivo financeiro. Dá para fazer planejamento com diversos objetivos, como a compra de um carro.
Importante mesmo. Eu ainda erro um pouco no meu orçamento mas não deixo de utilizar todos os meses.