Esmalteria, a nova tendência no mundo da beleza
Manicure é um tratamento cosmético de beleza para as unhas das mãos, assim como Pedicure e dos pés, que pode ser realizado em casa ou em salões de beleza, que consiste em retirar e modelar bordas livres das unhas, empurrando e cortando tecidos não vivos, combinando com tratamentos com líquidos e cremes, além de massagem e aplicação de esmaltes nas unhas.
A origem da palavra vem do francês "manucure " , e no Brasil, passou a designar a profissional (normalmente do sexo feminino) responsável por tratar das unhas das mãos e dos pés.
A manicure/Pedicure normalmente é encontrada trabalhando em salões de beleza, em conjunto com as Cabeleireiras, entretanto com o mercado da beleza crescendo cerca de 10% ao ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene
Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), novas idéias de negócios vem surgindo como a esmalteria, que é certamente um dos mais inovadores e populares negócios atuais.
O foco é atender às mulheres com serviços variados, desde o básico já conhecido, até unhas artísticas, unhas com gel, esfoliação e hidratação de cutícula, esmaltação, francesinha e inglesinha. Como as unhas estão no foco da moda, é muito importante estar sempre atenta às tendências do mercado e trazer as novidades para a sua esmalteria.
Para obter êxito na sua empreitada é preciso realizar uma pesquisa de mercado, que serve para identificar o público alvo. Essa conotação trará uma base de como, por exemplo, estabelecer um ponto fixo, que pode ser em um centro comercial perto de casas, escolas, lojas ou condomínios. Dessa forma, as chances de exposição crescem significativamente.
Para atender um público que precisa de um serviço rápido e de qualidade, é preciso que o local seja aconchegante, charmoso e funcional, logo, aconselha-se que haja investimento em decorações modernas e sofisticadas, que tragam inovação e confiabilidade sem perder a sensação de familiaridade que ajuda a cliente a se sentir em casa.
Uma das grandes vantagens desse tipo de negócio é que a compra dos costuma ser bem acessível. Outro fator positivo é que o principal concorrente deste empreendimento são os salões de beleza, que sempre possuem um atendimento especializado em esmalteria.
Trata-se, portanto de um serviço com um grande potencial competitivo. Para obter sucesso, é importante que a proprietária se atualize constantemente. Quanto aos fornecedores de esmalte nacionais ou importados, são facilmente encontrados, o que facilita o investimento em produtos de qualidade.
A Esmalteria pode ser MEi ?
Sim, a atividade de manicure e pedicure se enquadra no MEi, o código de atividade econômica (CNAE) é 9602-5/01 Cabeleireiros, manicure e pedicure.
Essa atividade compreende:
- Lavagem, corte, penteado, tingimento e outros tratamentos do cabelo;
- Serviços de barbearia;
- Atividades de manicure e pedicure;
Essa atividade não compreende:
- Fabricação de perucas
- Atividade de podologia
- Limpeza de pele, massagem facial, maquiagem
- A atividade de Depilação.
Para você que já é MEi trabalhando como Manicure/Pedicure, conte com a PRO Contábil. Há anos no mercado atendendo muitas profissionais do ramo. Para você que pretende abrir sua própria esmalteria, conte com a PRO Contábil também. Procedemos à consultoria completa para abertura do seu empreendimento.
Contabilidade para MEi ? Conte com a PRO Contábil.
Muito bom, assim fica mais fácil para quem quer abrir seu próprio negócio.
Bem explicativo, gostei. Já dá para se ter uma ideia de como iniciar o negócio.
Bons tempos quando trabalhei como manicure.
Incrível, adorei isso. É uma ótima oportunidade para as mulheres.
Esmalteria, isso sim, boa idéia de negócio para mulheres.